Como trocar um plug de quilha quebrado na sua prancha de surf

Avaliação: 4.3. A partir de 4 votos.
Please wait...

Nossas pranchas são muito frágeis, e uma área que costuma sofrer muito é a área dos plugs das quilhas. Uma queda sobre uma quilha ou bater no fundo com uma quilha pode fazer com que o tampão se quebre ou se arranque da prancha.

Mas lembre-se que na vida, exceto na morte, tudo tem solução, e neste artigo vamos dar a você, explicando passo a passo como trocar um tampão de quilha FCS. Não é muito difícil, você não precisa ser um profissional do shape, basta que você seja um pouco prático e que queira aprender coisas novas.

No nível dos materiais, você precisará do seguinte:

Resina de poliéster

Estireno parafinado

Microesferas de vidro

Fibra de vidro

Um tampão de quilha

uma quilha

E ao nível das ferramentas:

– Um cutter

– Lixa de 80, 120, 180, 240, 320.

– Uma lixadeira rotativa

1. Remova o tampão da quilha quebrada de sua prancha

Use um alicate para extrair o tampão da prancha, como um dentista faria para extrair um dente, ou seja, tentando causar o menor dano possível.

2. Limpe a área ao redor do orifício do tampão da quilha

Comece removendo a fibra de vidro danificada e descolada do foam. Você pode usar um cortador e uma lixa de 80 de espessura.

3. Reconstrua a área

É preciso reconstruir a área, essa área recebe muito estresse com a pressão das quilhas, e é importante que seja robusta. Corte pedaços de fibra de vidro, e arrume nas áreas sem fibra, as partes onde você vê o foam.

Aplicar a resina de poliéster, para impregnar a fibra, e torná-la totalmente transparente. Você pode usar um rodo ou, se não tiver, uma espátula de plástico ou cartão de plástico. Existem duas famílias de resinas de poliéster: a solar que endurece com os raios ultravioleta e a clássica que catalisa com catalisador PMEC. Se for usar resina solar UV, deve-se trabalhar em uma área protegida da luz natural e, ao terminar de aplicar a resina, pode expor sua prancha ao sol e deixá-la catalisar em alguns minutos. Se você usar uma resina com catalisador, deve-se trabalhar a uma temperatura entre 17 e 25 graus, e usar entre 1 e 3% de catalisador líquido PMEC.

Uma vez que a fibra e a resina estão duras, pode-se aplicar um pequeno gel coat, ou seja, uma mistura de resina com 5% de estireno parafinado. O gel coat é o que permitirá lixar a área posteriormente.

Terminar lixando o interior do furo para lhe dar a forma arredondada inicial.

4. Coloque o tampão da quilha no lugar

Primeiro prepare uma mistura de resina de poliéster com microesferas de vidro. Os micro esferas são introduzidos a olho, misturando-se à medida que você os adiciona à resina, até que uma massa seja obtida.

Coloque esta mistura no buraco, até encher até ¾. Aparafuse o tampão à quilha, insira-o no orifício e espere a mistura endurecer. A quilha serve de guia para que o tampão seja posicionado no lugar certo.

5. Lixe a área

Remova a quilha, remova os parafusos que saem das tampas e comece a lixar com uma lixadeira rotativa e lixa 80. É necessário lixar a parte da tampa que sai da prancha para obter uma aparência lisa. Depois de consegui-lo, pode-se lixar com uma lixa cada vez mais fina, de 120 a 320, para obter a mesma aparência do resto da prancha.

E se ainda não está totalmente claro para você, assista a este vídeo, mostraremos tudo em imagens:

Produtos que podríam te interesar:

Avaliação: 4.3. A partir de 4 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *