Como construir uma prancha de surf: o laminado

Laminar uma prancha é colocar sobre o foam shapeado o tecido de vidro e impregná-lo com uma resina para pranchas surf. É essa operação que dará resistência e força à sua prancha de surf. Use luvas de nitrila para proteger as suas mãos.

O primeiro passo é colocar sobre o foam a fibra de vidro e recortá-la na medida da prancha de surf, deixando largura suficiente para que o tecido de fibra de vidro cubra o canto e tenha 5 cm de sobra. É importante usar tesouras para fibra de vidro para realizar um corte limpo, sem que saiam fios de fibra. Comece pelo bottom da prancha.

Depois, impregne a fibra de vidro com resina. Se você usar resina Silmar, prepare em um pote uma mistura de resina com catalisador de resina de peróxido de metiletil cetona (PMEC). Se trabalhar a 18 °C, use 1% de catalisador PMEC; se trabalhar a 25 °C, use 3% de catalisador PMEC. Calcule com precisão a quantidade de catalisador. Para isso, você poderá usar um dosador.

Caso use resinas de poliéster UV, trabalhe em um local totalmente isolado da luz do dia e só exponha a sua prancha de surf ao Sol depois de concluído o laminado.

Aplique a resina no meio da sua prancha de surf e, com o seu squeegee, distribua a resina sobre toda sua superfície até que a fibra de vidro esteja transparente, mas sem que haja um excesso de resina. Deixe a resina impregnar a parte de malha de fibra de vidro que se sobressai da prancha e, quando a vir totalmente impregnada, cole a fibra no canto da prancha. Tente não deixar que saiam fios de tecido de fibra de vidro para obter um acabamento melhor.

O tempo necessário para que a resina se endureça depende da temperatura externa. Se usar resina tipo Silmar, espere entre 10 a 30 minutos; mas se usar resina tipo UV, espere de 1 a 5 minutos para expor a sua prancha de surf ao Sol, dependendo de o clima estiver nublado ou ensolarado.

Como é uma operação bastante delicada, preparamos um vídeo para explicar todo esse processo passo a passo para você. Não se esqueça de marcar como “gostei” no YouTube e compartilhar este tutorial nas redes sociais. Deixo mais abaixo os botões para compartilhar no Facebook, Twitter e Google+. Isso seria uma ajuda e tanto!

Produtos recomendados para você:

 

Avaliação: 5.0. A partir de 2 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *