Como inserir os plug de quilhas numa prancha de surf

Quando a tua prancha de surf estiver laminada e depois de aplicar o gel coat, chegou o momento de colocar os plug que vão permitir colocar as quilhas de surf e amarrar o leash de surf.

1. Plug de quilhas

A posição dos tampões de quilhas é fundamental para que a tua prancha de surf gire corretamente. Inspira-te num modelo parecido ao da tua prancha para determinar a posição dos plug de quilhas na prancha.

A barbatana central traseira coloca-se num ângulo de 90 graus em relação à prancha de surf.

No entanto, as duas barbatanas laterais são colocadas a um ângulo de 95 graus em relação à prancha de surf:

Para conseguir este ângulo, podes fabricar um ângulo de 95 graus de cartão que vais então apoiar contra as quilhas de surf para conseguir o ângulo que desejas.

Para além disso, devem estar viradas para o nose da prancha de surf. Se prolongares o eixo das quilhas, esta linha deve cruzar-se ao nível do nose:

Quanto mais ângulo puseres, mais fechada vai girar a tua prancha, o que é ideal para ondas pequenas, e quanto menos ângulo maior controlo terás em curvas longas, o que é ideal para ondas grandes.

Quanto estiver marcada a posição das tuas quilhas de surf, abre dois orifícios com um cone e uma coroa de um diâmetro ligeiramente superior ao diâmetro dos teus tampões. Abre o diâmetro exterior com uma chave de parafusos pequena, para que a resina de poliéster entre e agarre o outro lado da prancha de surf.

Enche o orifício com uma mistura de resina de poliéster com microesferas, insere os dois tampões FCS aparafusados na quilha e usa um ângulo de cartão para ajustar o ângulo da quilha em relação à prancha de surf.

Quando a resina de poliéster tiver endurecido, retira as quilhas, os parafusos dos tampões e lixa a parte de plástico do tampão que sobressai da prancha.

Os tampões laterais levam os parafusos até ao interior da tábua e os tampões centrais levam um de um lado e outro do outro lado da prancha de surf.

2. Plug para o leash

A colocação do plug de leash é parecida com a do tampão de quilhas. Faz um orifício de um diâmetro superior ao do teu tampão, enche com uma mistura de resina de poliéster com microesferas, insere o tampão e lixa quando a resina tiver endurecido. Podes colocar o tampão a meio do stinger para uma maior aderência ou então de um dos lados do stringer.

Uma vez que é uma operação muito delicada, preparámos um vídeo para explicar-te todo este processo, passo a passo. Faz “gosto disto” no YouTube e partilha este tutorial nas redes sociais; mais abaixo tens os botões para partilhar no Facebook, twitter e google+. Seria uma grande ajuda para nós!

 

Produtos recomendados para você:

Avaliação: 5.0. A partir de 2 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *