Os diferentes sistemas de fixação de quilhas.

Avaliação: 3.5. A partir de 10 votos.
Please wait...

Se hoje todas as pranchas de surf são fabricadas com quilhas removíveis, existem vários sistemas de fixação de quilhas muito diferentes. Neste artigo vamos explicar os diferentes sistemas existentes no mercado, com as suas vantagens e desvantagens, para que possa escolher o que melhor se adapta às suas necessidades quando for encomendar a sua próxima prancha.

1. Os sistemas de quilhas Dual-Tab

Dual-Tab é o nome genérico que geralmente é dado às quilhas do tipo FCS, as originais, com duas guias. São montados em dois plugues redondos, cada plugue inclui um parafuso, o que permite manter as quilhas no lugar. A FCS inventou este sistema nos anos 90, foi uma revolução, a partir daí podíamos retirar as quilhas nas viagens, evitando assim quebrar as quilhas. E acima de tudo, a partir daí, diferentes tipos de quilhas de surf começaram a ser desenvolvidos, já podíamos mudar o desenho das quilhas dependendo da prancha e das ondas. O sistema FCS original se chama FCS X2, mas existem plugues quase idênticos de outras marcas, como o plugue Eurofin, já que a patente dessa grande inovação expirou. O sistema é leve, fácil de montar para oficinas e barato porque você não precisa ir para a marca FCS original, existem alternativas mais baratas.

A montagem das quilhas é muito simples, afrouxamos os parafusos de cada plugue, inserimos cada aba da quilha no plugue correspondente e apertamos os parafusos. Os parafusos não precisam ser apertados com muita força. Para removê-los, solte os parafusos e puxe a quilha para cima. É muito importante não erguer para evitar danificar a prancha.

Outra variante é o sistema FCS Fusion. É composto por um único plugue por quilha, e este plugue é montado antes da laminação, ou seja, sob a fibra de vidro. Embora tenha sido projetada para pranchas de surf epóxi com núcleo EPS, também é montada em pranchas de poliéster com núcleo PU. É mais robusto por ser montado abaixo da fibra, mas também mais caro e complicado de trocar em caso de quebra.

Os sistemas Dual-Tab, sejam FCS X2, Eurofin ou FCS Fusion, oferecem acesso à mais ampla gama de quilhas de surf do mercado, já que todas as marcas de quilhas de surf oferecem Dual-Tab.

2. Sistemas de quilhas de Single-Tab de Features Fins

As quilhas são formadas por uma sola guia que percorre todo o comprimento da base da quilha, e o tampão, único para cada quilha, é equipado com um único parafuso. Este sistema foi inventado pela Futures Fins, mas a patente já expirou e todas as marcas de quilhas oferecem suas quilhas na versão Single-Tab.

Para montar as quilhas, inserimos primeiro a parte traseira da quilha, depois a parte frontal e apertamos os parafusos para manter a quilha dentro da caixa.

Este sistema é muito robusto, a quilha é presa por toda a base e os plugues são montados abaixo do laminado. Esta robustez também pode ser considerada uma desvantagem, pois em caso de golpe não perdemos nem partimos a quilha, mas arrancamos a caixa, implicando numa reparação mais cara e complicada.

3. O sistema de aletas sem ferramentas FCSII

O sistema de quilhas FCSII, o mais recente do mercado, tem a grande vantagem de permitir a montagem e desmontagem das aletas sem ferramentas. Consiste em um tampão por quilha, primeiro introduzimos a parte frontal da quilha e pressionamos fortemente a parte traseira da quilha. Um engenhoso sistema de molas mantém a quilha no lugar.

É muito cómodo viajar, seja de avião ou de carro se tiver que transportar várias pranchas, ou simplesmente mudar de quilha sem complicações, quase que instantaneamente. As quilhas não saltam sozinhas, embora seja verdade que é preciso ter cuidado para não bater numa rocha ao contrário, porque aí é provável que se perca a quilha.

Este sistema é patenteado pela FCS, então você só pode comprar quilhas FCS ou Gorilla. Existe uma grande variedade de quilha, mas são mais caras do que outras marcas.

Espero que com este artigo você possa escolher com mais facilidade o sistema de quilhas para sua próxima prancha, mas se ainda não tem certeza, assista a este vídeo que preparamos para você:

Produtos que poderiam te interesar:

Avaliação: 3.5. A partir de 10 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *