Materiais das pranchas de bodyboards

Avaliação: 4.0. A partir de 10 votos.
Please wait...

Os materiais que constituem uma prancha de bodyboard têm um impacto direto no funcionamento da prancha. Eles influenciam principalmente a rigidez do nosso bodyboard e seu peso. Por isso é fundamental conhecer os diferentes materiais utilizados na fabricação de um bodyboard, para poder acertar na escolha do nosso bodyboard.

Desde que um visionário chamado Tom Morey teve a grande ideia de ir para a costa com sua prancha de surf quebrada, o bodyboard evoluiu para o que hoje conhecemos como um dos esportes mais espetaculares do mundo.

O bodyboard está crescendo vertiginosamente, todos estão hipnotizados por aqueles voos impossíveis, ondas monstruosas e destinos paradisíacos. Embora pareça fácil, uma prancha de Bodyboard traz muito trabalho por trás dela. São necessários materiais muito técnicos e específicos para resistir a todos aqueles voos extremos e quedas. A sua evolução ao nível dos materiais é incessante, quase todas as estações surgem novidades sobre formas, canais, stringers

1. Tipos de núcleo:

Polipropileno

Polipropileno ou PP é um núcleo de Bodyboard com densidade de 1,9pcf, de última geração. É formado por fusão para criar um núcleo que possui flexão e recuo imediatos, boa rigidez longitudinal e incrível resistência à compressão, o que se traduz em maior durabilidade para o rider. Também é 100% à prova d’água, não absorve água, garantindo que permaneça resistente por toda a vida útil do bodyboard. Ideal para qualquer clima quente e temperado e extremamente durável para surfistas pesados!

Os bodyboard de polipropileno surgiram ao longo dos anos de várias maneiras de acordo com as inovações das marcas. Embora cada marca dê a ela um nome comercial diferente, como Kinetic PP, Freedom X, no final é sempre uma espuma de polipropileno de alta densidade.

Polipropileno de baixa densidade NRG

Foi uma das inovações centrais mais recentes. É uma espuma de polipropileno, mas com uma densidade menor, em torno de 1,3pcf. O polipropileno de baixa densidade ou NRG tem propriedades de recuo e projeção muito boas e é muito leve. É o núcleo de alto desempenho mais leve do mercado. Ideal para quem surfa em águas temperadas, para quem pretende um bodyboard individual para todas as temperaturas da água, ou para quem prefere um pouco de flexibilidade para ganhar conforto. Em geral, bodyboard de polipropileno de baixa densidade são usados ​​com Stringer e / ou Mesh para manter a rigidez ao surfar.

Polipropileno NRG é o nome comercial mais usado. Mas pode variar de acordo com as marcas, como o caso dos bodyboard Nomad que o têm especificado como D12PP, e alguns modelos de bodyboard Found que fazem o mesmo, embora geralmente o descrevam como Paradox Cell junto com Deeply, Respeito, rider WR… O importante é saber que por trás desses nomes comerciais se trata de uma espuma de polipropileno de baixa densidade.

Polietileno PE.

Os bodyboards de polietileno ou PE têm uma densidade de 2,5pcf, são ideais para águas mais frias. Anteriormente era o core mais popular entre a maioria dos bodyboarders, embora ao longo dos anos, diferentes fabricantes trouxeram um material menos denso. O polipropileno de baixa densidade foi criado para preencher essa lacuna, mas o PE ainda é uma escolha muito popular de qualquer maneira, especialmente para pessoas que tendem a surfar em água fria ou que gostam de seu bodyboard flexível. As placas de PE geralmente têm uma ou duas stringer para neutralizar o núcleo mais macio.

Cores das pranchas Science bodyboard antes de ser shapeados

O EPS de poliestireno.

Chamado de EPS o poliestireno é feito de células relativamente grandes. É muito leve, muito barato, mas oferece muito menos propriedades mecânicas do que o polipropileno e o polietileno. É usado principalmente para pranchas para iniciantes, juntamente com um stringer para dar mais resistência à prancha.

Tension Tech

Além disso, existem algumas marcas que também fazem alguma fusão de Core que consiste em fazer um “sanduíche” (sem cebola) entre vários tipos de núcleo. Com as duas camadas externas de PP e uma combinável de PE ou NRG. A Tension Tech tem sido uma inovação recente e é frequentemente usada para as gamas médias / baixas de marcas.

Hybrid Core

O PFS é um bom exemplo, é uma inovação introduzida pela Versus bodyboard, que consiste basicamente na construção do Core central em PP 1.9 e as bordas em PE 2.5. Isso se traduz em um corpo rígido que não reduz a velocidade e as bordas proporcionam uma flexibilidade extra para maior controle e receber manobras com menos rapidez e mais facilidade. Este PFS foi um dos últimos avanços no conforto do rider.

2. Tipos de Slicks:

Surlyn.

É o que a maioria procura, o Slick por excelência, tem propriedades semelhantes às da borracha e absorve todos os golpes para danificar o mínimo possível o núcleo.

HDPE.

Liso de alta densidade que fornece mais rigidez e velocidade, mas sacrifica a absorção de choque. É feito de densidade PE.

3. Tipos de Decks:

8 lb PE.

Fabricado principalmente em polietileno. É o Deck usado para bodyboard de alto desempenho, não danifica o Core ao flexionar durante a navegação.

Cross link PE.

 É também uma capa de polietileno. Estrutura celular superfina com menos de 1% de absorção de água. São bolhas mais fechadas do que as anteriores.

4. Tipos de Stringers:

Stringer de fibra de vidro.

As Stringer de fibra de vidro adicionam durabilidade à prancha, mas mantêm alguma flexibilidade para maior conforto e controle.

Stringer de fibra de carbono.

O carbono tem maior rigidez em comparação com o vidro, os Strigers de fibra de carbono proporcionam maior rigidez e reatividade à plancha. Eles são montados em bodyboards de alta qualidade. Os fabricantes podem variar a porcentagem de fibra de carbono para ajustar a rigidez do Stringer e, assim, regular a flexibilidade da plancha.

ISS

ISS: Foi uma revolução há alguns anos que consistia em ser capaz de mudar o Stringer do seu bodyboard através de um plug no Tail. Existem várias Stringers ISS, dependendo de sua dureza e composição. O normal seria ter isso para quando você viajar e adaptar seu bodyboard ao tipo de água que você visita, mas longe disso, basicamente ficou na imagem e na moda. Eu, pelo menos, dificilmente vi as pessoas mudarem isso realmente por necessidade! Além disso, segundo alguns Riders, o tira o Flex ao Tail do Bodyboard, já que esse Stringer chega ao fundo para poder retirá-la.

O sistema ISS é um sistema de Stringers intercambiáveis ​​para cada tipo de condição na água e para poder mudar o “flex” do seu bodyboard. Ideal para quem viaja muito com diferentes temperaturas da água e assim se adapta a cada tipo de agua.

  • Eles são divididos por sua dureza e existem 5 níveis:Macio: O mais macio de todos com flexibilidade máxima para águas muito frias.Médio: Para águas temperadas, com um pouco mais de flexibilidade sem perder velocidade, é o que vem de fábrica com uma prancha ISSRígido: Duro como uma porta de carvalho, para água quente e para obter o máximo de dureza e velocidade do Bodyboard.Carbono: Este é para água morna / quente, um pouco mais difícil para mais tecnicidade e projeção na onda.

 

 

 

 

 

 

 

5. Extras:

Quad concave.

Este sistema de shape Quad concave ha sido diseñado hace muy poco por algunas marcas como QCD, VS, NMD, Pride, que consiste en un bottom con 4 canales en vez de 2. Esto proporciona más control en la ola a la vez que velocidad. El bugi queda mas enganchado a la pared de la ola (algo similar a colocar 4 quillas en una tabla de surf para obtener mas agarre) y te permite controlar mejor la situación. 

Mesh.

O Mesh é uma malha que fica bem entre o Foam e o Slick (camada deslizante) do bodyboard, o que proporciona rigidez e mais resistência para a prancha ao receber manobras.

Colocación del mesh entre en core y el slick en la fabrica de tablas Science bodyboard

Esperamos que este artigo o tenha ajudado na escolha do seu bodyboard. Qualquer dúvida que você possa colocar nos comentários do blog, nós responderemos lá!

Produtos que poderíam te interesar:

Avaliação: 4.0. A partir de 10 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *