Porque aparecem listras no Slick do nosso bodyboard?

O slick do nosso bodyboard, ou seja, a parte em contato com a água, costuma ser marcado com listras, gerando muita frustração para muitos bodyboarders. Mas essas listras são normais, não influenciam o funcionamento da prancha, e vamos explicar neste artigo porque aparecem.

Nossas pranchas de bodyboard são feitas de diversos materiais, com diferentes propriedades mecânicas. O núcleo da prancha, também chamado de core, é feito de espuma de polietileno (PE) ou polipropileno (PP). Este material é bastante elástico, deforma-se facilmente e regressa ao seu lugar. Possui alto limite elástico, ou seja, pode se deformar muito e voltar ao estado original sem nenhuma consequência.

Isso é um problema, porque precisamos que nossos bodyboards tenham certa rigidez, queremos que eles tenham flex, que possam deformar, mas até certo ponto. É por isso que os bodyboards possuem stringer, ou seja, um tubo de fibra de vidro ou carbono localizado no meio da alma da prancha, o que lhe dá mais rigidez. A prancha continua a se deformar, mas é limitada pelo stringer.

A alma de nossas pranchas tem outro problema, sua superfície é porosa e não oferece um deslizamento ideal com água. É por isso que nossas pranchas têm uma mancha presa na parte inferior. Esta mancha é composta por uma camada de plástico muito fina, com menos de 1 mm de espessura, bastante dura e perfeitamente lisa. Oferece muito pouca resistência à água, por isso é utilizada, para que nossas pranchas deslizem perfeitamente sem oferecer resistência à água.

Mas este slick tem muito menos capacidade de deformação do que o núcleo da prancha, ela tem um limite de deformação elástica muito mais baixo do que o núcleo PE ou PP da nossa prancha. Mas ambas as partes, o núcleo e o slick são coladas, formando uma única peça, ou seja, quando a prancha flexiona, ambos os materiais se deformam. Si la deformación de la tabla es demasiado importante para el slick, la deformación del material supera su limite elástico, entra en deformación plástica, es decir que se deforma pero no vuelve a su estado original, y ya tenemos la famosa raya en el slick na prancha. A alma da prancha, tendo um limite elástico muito maior, retorna ao seu lugar original sem ser afetada.

Essas listras aparecem com o uso da prancha, podem aparecer mesmo depois de alguns dias de uso. Isso é normal, o que contribui para o flex da prancha. Não afeta de forma alguma o bom funcionamento do seu bodyboard, acontece com todos, até com os profissionais. Se você olhar de perto as fotos dos pódios dos campeonatos, ou das fotos do profissional, verá que suas pranchas também têm esse tipo de listras na lisa, como você pode ver nas fotos de Amaury Lavernhe e Ian Campbell.

Nenhuma marca de Bodyboard muda uma prancha porque essas listras aparecem, mesmo que apareçam após três dias de uso. Isso é normal durante a vida útil da placa, não é um defeito de fabricação.

Esperançosamente, este artigo permitirá que você entenda melhor como nossas pranchas de bodyboard funcionam, os materiais que as compõem, por que são usadas e por que você não deve se estressar com aquelas listras que aparecem em suas pranchas de bodyboard!

Produtos que poderiam te interesar:

Avaliação: 3.7. A partir de 3 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *