Pranchas de surf : Poliéster VS Epoxi

As pranchas de surfe podem ser divididas em duas famílias: poliéster e epóxi. Além de mudar o tipo de resina, são duas construções bem diferentes, e neste artigo vamos explicar as características técnicas de cada uma, bem como as vantagens e desvantagens para que você tenha todos os dados na hora de escolher o seu futura prancha de surf.

1. Pranchas de surf de poliéster

As pranchas de surf de poliéster têm um núcleo de espuma de poliuretano, ou PU, com uma folha de madeira no meio. Este núcleo é coberto por fibra de vidro, impregnada com resina de poliéster. O processo de fabricação é muito manual, embora as fábricas maiores utilizem uma máquina para realizar a primeira etapa do processo de modelagem, todo o resto é feito à mão.

Isso implica que há grandes diferenças de qualidade e acabamento entre uma oficina e outra.

2. Pranchas de surf epóxi

As pranchas de surfe epóxi apresentam um núcleo de isopor, também chamado de EPS. O núcleo é laminado com fibra de vidro e resina epóxi. Muitas vezes a prancha é pintada ou possui uma última camada de proteção.

O EPS é uma espuma muito menos densa que o PU, que é mais macio, mas isso é compensado por mais camadas de fibra de vidro e pelo uso de resina epóxi, que possui propriedades mecânicas muito superiores ao poliéster.

3. Vantagens das placas de epóxi

As planchas de epóxi têm duas grandes vantagens:

– Flutuação superior. Por terem um núcleo menos denso, que contém mais ar, as placas de epóxi flutuam mais. Isso permite que você surfe com uma prancha menor e com a mesma flutuabilidade de uma prancha de poliéster com as mesmas medidas.

– Maior dureza. Eles são mais duros, muito mais resistentes aos choques diários. Eles podem quebrar em dois como uma prancha de poliéster, mas sofrem muito menos com pequenos solavancos, eles não amassam ou amarelam como pranchas de poliéster.

4. Vantagens das pranchas de poliéster

As pranchas de poliéster são mais leves do que as pranchas de epóxi e têm mais flexibilidade. Elas se deformam mais, são menos rígidas e isso se traduz em mais conforto para o surfista.

É importante dizer que as pranchas de poliéster se danificam, mais ou menos facilmente dependendo da marca, mas todas ficam com marcas afundadas. Se forem facilmente danificadas, deve-se observar também que são facilmente reparadas e com materiais baratos. Se você for um pouco habilidoso, poderá consertar sua prancha sozinho.

Para sintetizar, o epóxi é mais duro e robusto e oferece maior flutuabilidade, enquanto o poliéster é mais leve e confortável para surfar. Para surfistas iniciantes a intermediários, as vantagens das pranchas epóxi são muito interessantes. Quando você começa a surfar, você dá muitas joelhadas na prancha ao decolar, e as pranchas de epóxi não vão ser danificadas como uma prancha de poliéster faria. E o aumento da flutuabilidade também é uma grande ajuda. Para surfistas intermediários a avançados, recomendamos pranchas de poliéster para seu desempenho na água.

Esperamos que este artigo tenha ficado claro, mas se não for o caso preparamos outra explicação em imagens:

Produtos que podríam te interesar:

Avaliação: 4.0. A partir de 4 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *