O que é o volume de uma prancha de surf e para que serve?

Avaliação: 4.8. A partir de 4 votos.
Please wait...

Ja tem uns anos que as pranchas de surf sao medidas em volume, assim como em comprimento, largura e espessura. É uma informação muito útil e neste artigo vamos explicar o que é, como interpretá-la e utilizá-la de forma inteligente na escolha da sua prancha.

Antes da introdução de máquinas de shape e programas de design de pranchas 3D, uma prancha de surf era medida por seu comprimento, largura e espessura. Com a introdução dessa nova tecnologia, os fabricantes que a utilizam podem agora indicar do volume da suas pranchas. É medido em litros e indica o volume que esta prancha ocupa. Se mergulharmos a prancha em um recipiente cheio de líquido, o volume do tabuleiro corresponderia ao volume de líquido que sai do recipiente. Mas, na prática, não é medido dessa forma, é o programa de design que o calcula. É também por esta razão que nem todas as marcas ou todos os modelos contêm esta informação.

É um avanço importante, porque este número nos dá informações sobre a flutuabilidade da prancha. Não podemos olhar apenas para o comprimento, uma prancha de 6’2 x 18 ½ ” x 2 3/8 ” não tem nada a ver com uma prancha de 6’2 ” x 21 ” x 2 3/4 ” Fish ” Embora ambos tenham 6’2 ” de comprimento, o volume do Fish será muito maior do que o shortboard e ela irá flutuar muito mais.

Na hora de escolher sua prancha, essas informações podem te guiar muito. Existem tabelas que, dependendo do seu nível e do seu peso, indicam o volume que mais o menos você precisa. Este valor pode servir de ponto de partida para saber, para um modelo de prancha, qual o tamanho mais adequado. Na nossa loja online, você pode consultar a guia de volumes clicando em “guia de tamanhos”, botão localizado logo acima do preço na página de qualquer prancha.

Este volume deve ser tomado como ponto de partida, não como um valor exato que sua futura prancha deve atender, não é algo que você deva exigir de um shaper ou de uma loja de surf. Esse valor pode ser aumentado até para uma prancha que você vai usar em ondas pequenas ou de baixa potência, como é o caso das pranchas fish e híbridas. Para esses tipos de pranchas, você pode aumentar o volume de que teoricamente precisaria entre 5 e 15%.

Espero que tenha ficado claro para você, mas se não for o caso, preparamos um vídeo para explicá-lo em imagens:

Produtos que poderíam te interesar:

Avaliação: 4.8. A partir de 4 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *