Quad-Fins VS Tri-fins

Avaliação: 5.0. A partir de 4 votos.
Please wait...

Nos últimos anos, as quilhas de surf com Quad Fins estão na moda, cada vez que vemos mais pranchas montadas em Quad, é um fenômeno da moda ou um verdadeiro avanço? Neste artigo, tentaremos responder a esta pergunta e explicar as principais diferenças entre propulsor e Quad.

1. Anatomia das quilhas Tri-fin

As quilhas de surf Tri-fins são compostas por 3 quilhas, duas frontais e uma central traseira. As duas quilhas frontais são assimétricas, o lado externo é curvado, enquanto o lado interno é plano ou côncavo. A quilha central é simétrica, com os dois lados curvos, do mesmo tamanho que os frontais, as vezes menor para permitir que o Tail da prancha deslize mais facilmente.

A quilha central serve como eixo de rotação da prancha. Inventado por Simon Anderson em 1980, mudou totalmente a forma de surfar, o surf evoluiu para pranchas mais curtas, o que juntamente com a configuração de três quilhas permitiu um novo estilo de surf, baseado em curvas muito mais fechadas e manobras mais radicais.

Hoje, o thruster ainda é a referência, a configuração de quilhas mais utilizada pela manobrabilidade que proporciona.

2. Anatomia das quilhas Quad-Fins

As quilhas de surf Quad-fin são compostas por quatro quilhas, duas na frente, idênticas às duas na frente nas Tri-Fins, e duas na parte traseira. Essas duas traseiras são bem menores, com os dois lados curvos, as vezes simétricos com perfil 50/50 e as vezes assimétricos com perfil 80/20, e substituem a quilha central.

A superfície geral das quilhas é muito mais importante, e isso fornece propulsão, velocidade e aderência. Também fornece mais estabilidade à prancha, ela é mais estável e fácil de navegar.

3. Qual opção escolher?

Aí é muito difícil dar uma resposta, pois entre a teoria e a prática varia muito.

Em tese, deveríamos usar a configuração de quilhas tri-fin na manobra de ondas, ondas que permitem muitas viradas de fundo e cut backs, pois aumentam a manobrabilidade da prancha.

Em contrapartida, deveríamos surfar um Quad-Fin em ondas rápidas com paredes e tubos, devido à velocidade e aderência que esta configuração de quilhas proporciona. Também devemos surfar em Quad-fins em ondas de baixa qualidade e baixa potência, com pranchas Híbridas ou Fish largos.

Se quase todos concordam em dizer que em pranchas híbridas com Tail larga as quilhas Quad dão melhores resultados, nas Shortboards a questão não é tão clara e pode variar muito dependendo da pessoa.

No meu caso, surfei Quad há apenas um ano. Na minha prancha de ondas boas e potentes, prefiro surfar de Quad-fin mesmo que a onda não seja tubo e me permita manobrar. A velocidade extra e estabilidade que Quad dá à minha prancha me permitem surfar melhor. E minha prancha Híbrida de ondas ruins também é Quad.

Mas também surfo com pessoas de muito bom nível que preferem o Thruster, ou outras que gostam surfam quase que exclusivamente em Quad.

Em pranchas híbridas com Tail larga, as coisas são bem claras, recomendamos que você monte em um Quad. Em shortboards com ondas potentes e ocas com Tail redondo, recomendamos também o quad.

Para um shortboard polivalente, o ideal é pedir sua prancha em Tri-Quad, ou seja, com cinco conjuntos de plugues, e comprar um conjunto de 5 quilhas, para poder experimentar as duas opções, e ver qual delas lhe dá o melhor resultado com o seu nível e o tipo de ondas que você surfa.

Outra coisa é certa, com cinco quilhas você não consegue surfar … 4 ou 3 quilhas, mas não todas as 5 ao mesmo tempo!

Como você pode ver, o surf não é uma ciência exata, é claro que o Quad é um grande avanço, mas nem todos fazemos o mesmo uso dele. Se você surfa em Quad e propulsor ou se já fez sua opinião, deixe-nos o seu ponto de vista nos comentários.

Também preparamos um vídeo para explicar a diferença entre quad e propulsor nas imagens:

Produtos que poderiam te interesar:

Avaliação: 5.0. A partir de 4 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *