A sua prancha de surf quebró: onde acontece e porque.

Uma das experiências mais traumáticas para um surfista é sair da água com sua prancha dividida em duas. Neste artigo, explicaremos em detalhes por que e onde uma prancha quebra. Não temos uma solução milagrosa, mas se você compreende, a experiência certamente será menos dolorosa.

As pranchas de surf são projetadas e fabricadas para não quebrar enquanto você surfa com elas, enquanto você está surfando nela e surfando uma onda. Por outro lado, a prancha flutua na água, ou seja, a pressão arquimediana está aplicando uma força para cima. Por outro lado, o surfista, com seu peso, aplica uma força na prancha, transmitida pelos pés à prancha. Na imagem abaixo você pode ver em azul onde é aplicada a força do surfista, e em verde onde são produzidas as tensões resultantes dessas forças.

Repartición de los esfuerzos en una tabla de surf

Como resultado, as pranchas são fabricadas com duas camadas de fibra de vidro na parte superior, uma camada na parte inferior e reforços nas quilhas e nos plugues dos pés. O normal é usar fibra de vidro de 4Oz de espessura (125 gramas por metro quadrado). Oferece a melhor relação peso / resistência. No entanto, para as pranchas evolutivas e mini malibu destinadas a iniciantes, 1 camada de 4Oz + 1 camada de 6Oz é usada no deck e uma camada de 4Oz no fundo, pois sabemos que iniciantes maltratam suas pranchas mais do que um surfista experiente .

¿Onde quebra uma prancha de surf na agua?

Se você pesquisar “pranchas de surfe quebradas” nas imagens do Google, verá facilmente:

búsqueda broken surfboards en google

Uma prancha quebra mais ou menos no meio ou no terço traseiro, ou seja, entre os pés do surfista, ou na ponta. Nessas áreas não há compressão, a quebra é causada pelo efeito de alavanca localizado no meio das áreas de mais compressão.

Uma quebra no meio da prancha pode ser causada por duas coisas:

  • Depois de uma queda, você está nadando ao lado da prancha, não está navegando nela, e a borda de uma onda quebra logo acima da prancha, dividindo-a em duas.

impacto de una ola en una tabla de surf

Um bom truque para reduzir o risco é colocar o bottom up (o lado das quilhas voltado para o céu) quando você se vir na situação e não tiver tempo de se abaixar com a prancha. Devido ao formato côncavo do fundo, a prancha tem mais resistência colocada assim.

  • Surfando, recebendo mal uma aereal ou um floater, com os pés muito próximos, a prancha quebra sob a pressão do seu corpo, localizada na mesma área.

impacto de un surfista haciendo un aerial en una tabla de surf

Em ambos casos, a prancha sempre vai quebrar mais ou menos no meio da prancha. A primeira causa de quebra, devido a uma onda, é a mais frequente, pois poucos surfistas têm nível para fazer aereals ou floater …

Uma fratura no dedo do pé é causada por uma batida da prancha contra o fundo. Não ocorre apenas em ondas de recife, mas também em praias arenosas. A onda de Supertubos, em Portugal, é um bom exemplo. Um dia que funcione bem, você vai encontrar vários surfistas com prancha dividida. Sempre vai quebrar na ponta, nunca na cauda, ​​pois a prancha é amarrada pelo leash no tail da prancha.

golpe de una tabla de surf contra el fondo

Onde quebra uma prancha de surfe fora d’água?

A prancha pode quebrar em outra área, causada por um golpe externo, fora d’água, o que pode ocorrer devido a várias circunstâncias. Como as causas mais comuns, a menos que tenhamos vivido, temos:

  • O menino que monta na prancha do papai para explicar como ele surfa bem. E como as crianças são muito observadoras, elas o fazem logo acima das quilhas. Se estiver na areia e sem cobertura, já foi testado, nada acontece, a prancha não quebra, as nadadeiras cravam na areia.
    A criança que usa a prancha do Papai, encostada em uma grade, como um “escorregador”. As crianças têm muita imaginação … Com uma criança de 23 kg, também testámos para si, a prancha aguenta sem problemas.
    A prancha é pisada por um adulto. Também testamos para você, com uma namorada de 60Kg que pisa na prancha apoiada nas aletas do solo para cima, a fibra se quebra, mas não quebra completamente.
    A prancha é pisoteada por um carro dando ré no estacionamento. Ainda não tivemos a oportunidade de experimentar, mas é algo que acontece.
    Ao fechar o porta-malas do carro, ele bate na cauda da prancha.
    A prancha é pisado por uma pessoa que deseja intencionalmente quebrá-lo. Não fomos nos o protagonistas, mas pode acontecer depois de um conflito na água.
    etc …

Esta lista não é exaustiva, mas a força aplicada na prancha tem que ser muito importante para causar a quebra, maior que o peso de uma criança de 30Kg em estática, sem pular. As pranchas não quebram sozinhas …

Que arranjo tem?

Nenhuma marca cobre na garantia a quebra de uma prancha de surf em duas, desde que não seja por defeito de fabricação. Um defeito de fabricação pode ser uma regressão da espuma, bolhas de gás ou da fibra que é destacada por essas bolhas.

Se a prancha estiver rachada no nose ou no tail, ​​ou seja, em uma área que não esteja sujeita a tensões durante a navegação, ela pode ser reparada sem problemas, e o reparo, se bem feito, geralmente se mantém bem. Se a fratura ficar localizada entre o pé da frente e o pé de trás do surfista, ela também pode ser consertada, mas é mais arriscada, o conserto pode segurar, ou não …

Também é importante manter sua prancha em boas condições. Os toques e pequenas rupturas da fibra nas bordas são um local onde todas as tensões acabam e depois se rompe com mais facilidade. Não basta com um pouco de Solarez mal colocado ou fita adesiva, isto é, para sair do caminho, mas um bom conserto pode evitar um desgosto.

Em nosso blog você encontrará um tutorial que explica em detalhes como consertar pranchas de surfe quebradas pela metade. E em nossa loja online, você encontrará todos os materiais para consertar suas pranchas de surf.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você, ele não substituirá sua placa dividida, mas esperamos que possa aliviar a dor de seu proprietário!

Produtos que podríam te interesar:

Avaliação: 5.0. A partir de 2 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *