7 dicas para surfar em fundo de rocha ou recife sem se machucar.

Avaliação: 4.8. A partir de 6 votos.
Please wait...

Se os fundos de rochas ou recifes são obviamente mais perigosos de surfar do que ondas quebrando em fundos arenosos, eles geralmente são de melhor qualidade. E se você for viajar para a Indonésia, 99% das ondas que você vai surfar vão quebrar no recife. É por isso que neste artigo vamos lhe dar 7 dicas para reduzir o risco de se machucar ao surfar no fundo da rocha.

1. Dê uma boa olhada no local antes de entrar na água

Se você sempre dedicar 10 minutos para observar as ondas antes de entrar na água, quando for surfar em recifes, isso é particularmente importante. Dê uma boa olhada no seguinte:

– A natureza do fundo. É um coral morto? Coral vivo? De rochas redondas? De rochas? Coral vivo é o mais agressivo, é importante que você pelo menos saiba antes de entrar que ele vai te tocar …

– Áreas de entrada e saída. Observe os habitantes locais, eles sabem onde você entra e onde sai, e não hesite em perguntar

– Profundidade. Em que altura da água a onda está quebrando? Sem entrar na água, é muito difícil descobrir. Mas você pode ver se as pessoas fazem pé quando as ondas terminam, observar o formato da onda ou apenas perguntar.

– A corrente. Muitas vezes os recifes são acompanhados por uma lagoa. Uma lagoa se enche e se esvazia de acordo com as marés, gerando correntes. Dê uma boa olhada nos surfistas que entram e saem da água, para ter uma ideia de onde a corrente está puxando e sua força.

2. Aprenda a cair

Quanto menos água houver e quanto mais agressivo for o fundo, mais importante será cair bem. Você pode esquecer de pular da prancha com os dois pés primeiro. O objetivo NÃO é atingir o fundo, e para isso existem algumas técnicas:

– Coloque-se no modo estrela ou em uma bola protegendo sua cabeça quando você cair

– Se você ver que a onda fecha, sai por cima. Suba até a borda da onda e pule atrás dela. Quando a onda fecha, ela atinge sua potência máxima e muitas vezes significa que há pouca água. Então é melhor esquecer essa última giro ou floater que está olhando nos seus olhos.

– Se a onda se fechar e você não conseguir ultrapassá-la devido ao tamanho ou tempo, atravesse a parede da onda. Tente fazê-lo na área de menor energia da onda, ou seja, o mais distante dentro do tubo.

3. Escolha a melhor hora para entrar

De acordo com as marés, a morfologia das ondas costuma mudar, quanto menos água mais força. Tenha paciência, escolha a melhor época da maré, dependendo do seu nível, para praticar surf.

4. Proteja seus pés

Se você achar necessário depois de observar a onda, proteja seus pés. Você tem duas soluções:

– Use botas de neoprene. Vai facilitar a sua entrada e saída, e se tocar no fundo com os pés estará protegido.

– Use botas de neoprene removíveis. Por mais finas que sejam as botas, é sempre mais confortável surfar descalço. Meias removíveis, como a bota Rip Curl Pocket Reef, protegem seus pés enquanto você entra e sai, que é quando você mais precisa. Quando você surfa, você os coloca no bolso e surfa descalço.

5. Proteja suas costas

Em caso de Wipe out, geralmente é a parte de trás que toca o recife. Quanto mais grossa for a lycra, o top de neoprene ou o short que você usar, mais protegido você estará.

6. Aprenda a andar num recife

Ande devagar, sem pressa, apoie suavemente os pés. O fundo não é plano, pode haver buracos, você pode pisar em coral vivo que vai quebrar com o seu peso.

7. Tenha um kit de primeiros socorros em mãos

Todas essas dicas são ótimas, reduzem o risco, mas no final, sempre nos machucamos. É importante desinfetar bem os cortes. Sempre tenha com você:

– Desinfetantes. Aqueles em creme são muito confortáveis

– Steri-strip em caso de cortes mais profundos ou mais longos

– Antibióticos contra infecções como a amoxilicina. Em muitos países, você pode comprar este tipo de medicamento sem receita médica. Se você observar sintomas de infecção, inflamação ou fluido branco e não tiver um médico disponível, tome 7 dias de antibióticos. Nos trópicos, os cortes infeccionam facilmente e, se você deixar que infeccionem, pode complicar muito as coisas.

Alguns surfistas vão ainda mais longe, tendo agulhas e fios para se recozer ou cola Loctite para colar os cortes e surfar no dia seguinte. São técnicas um pouco radicais, pessoalmente prefiro a opção de ter seguro de viagem e ir ao hospital quando é mais sério.

Também é importante saber o seu nível e não se envolver se você não tiver o nível. Algumas ondas, como SuperSucks, Padang-Padang, Desert Point exigem muito nível e ao mesmo tempo são muito perigosas, por mais bonitas que pareçam da costa. Você tem que aceitar a seleção natural que opera e reconhecer que você não tem o nível quando não o tem, a menos que seja Kamikaze!

Produtos que poderíam te interesar:

Avaliação: 4.8. A partir de 6 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *