Bodyboard, guia para iniciantes

O bodyboard é um esporte aquático praticado com o corpo colado na prancha. Alguns consideram-no como o irmão mais novo do surf e o utilizam como primeiro contato com as ondas. A maioria, por sua vez, pratica-o devido à variedade de manobras possíveis. Seja qual for o seu caso, se você está determinado a começar a praticar este esporte, não perca nenhuma informação deste guia de iniciação ao bodyboard.

Bodyboard e surf, dois esportes muito diferentes

Ao comparar o bodyboard com o surf, você perceberá que esses dois esportes têm poucas coisas em comum, além de serem praticados com pranchas e usados para pegar ondas. Cada um deles possui características muito diferentes, desde a postura até os materiais necessários para praticá-los.

O bodyboard é um esporte realizado em uma prancha muito menor, com um corpo mais largo, mas consideravelmente inferior às pranchas de surf. Uma prancha de bodyboard é projetada para manter o corpo colado a ela, na posição deitada de bruços (prone), e não para realizar manobras em pé, embora uma modalidade do bodyboard envolva surfar de joelhos na prancha (drop knee).

Diferença entre surf e bodyboard

Materiais necessários

Se você está pensando em iniciar no bodyboard, estes são os materiais básicos que você precisa para começar :

  • Prancha de bodyboard. Recomendamos que você leia este artigo para saber como escolher a sua prancha de bodyboard.
  • Leash de bodyboard. É uma corda para prender a prancha de bodyboard. É um elemento de segurança indispensável que ajudará você a recuperar a prancha caso caia dela.
  • Roupa de neoprene para se proteger do frio.
  • Barbatanas de bodyboard. São usadas para dar mais impulso ao pegar as ondas e também para ajudar a percorrer maior distância na água com menos desgaste físico. Existem acessórios para prender as barbatanas e não perdê-las.

Como enfrentar a iniciação ao bodyboard

Se você quer começar a praticar este esporte, um dos primeiros passos no bodyboard é aprender a se posicionar na prancha. Coloque-a na areia da praia e deite-se sobre ela. Segure a parte da frente da prancha, também chamada de bico, com as mãos, mantendo os braços flexionados. O abdômen deve ficar na parte de trás da prancha, chamada de rabeta.

Nosso atleta Amaury Lavernhe, campeão mundial duas vezes, explicando como se posicionar na prancha

O movimento de remar em direção às ondas é feito com os braços e as pernas. Os braços são posicionados dos dois lados da prancha, movendo a água como se estivesse nadando. Com as pernas, você deve chutar debaixo d’água para se impulsionar.

Sebas, fondateur de Mundo Surf, pagayant aux Maldives

Fazer o “pato”

Uma técnica básica no bodyboard é o “pato”. Consiste em passar por baixo das ondas depois de elas já terem quebrado. Esse passo é necessário para se posicionar além da zona de impacto, onde estão as ondas que você deseja.

Quando estiver perto da onda que quebrou, incline o peso para a frente e pressione a parte dianteira da prancha para baixo. Com o joelho, empurre a parte traseira o mais baixo possível. Mexa os pés com força e deixe a onda passar por cima de você. Para subir novamente, basta inclinar-se para cima.

Sebas fazendo o “pato” com sua prancha de bodyboard

Como pegar uma onda

Depois de entender os passos anteriores, é hora de aprender como pegar uma onda. Entre na água até que ela chegue aos seus joelhos. Deite-se na prancha e comece a procurar ondas com as quais você se sinta confortável, que não sejam muito altas nem muito rápidas. Rema em direção a elas com os braços e as pernas.

Assim que encontrar a onda que deseja pegar, vire-se e reme na mesma direção dela, como se estivesse voltando para a praia, para encontrar a melhor posição para pegar a onda. Faça isso quando a onda estiver alta, antes de começar a quebrar. Rema rapidamente até sentir a prancha acelerar, o que significa que você está em cima da onda.

No início, você pode segurar a prancha com uma mão e remar com a outra para ter mais estabilidade. Se precisar ir mais rápido, pressione levemente a parte dianteira da prancha para baixo. Para diminuir a velocidade, faça o movimento contrário, levantando-a levemente.

Ignacio, responsável pelo atendimento ao cliente, pegando uma onda em Los Caños de Meca

Segurança no mar

Ao se aventurar em um esporte aquático, é importante tomar precauções. É essencial saber nadar bem, mas também é recomendado ter conhecimento sobre as ondas e as marés. Aqui está um artigo para aprender a interpretar as previsões de ondas. Também é importante saber identificar uma corrente de ressaca para poder sair dela, se necessário.

Agora você está pronto para desfrutar de boas ondas com sua prancha. Lembre-se de praticar sua postura e movimentos antes de entrar na água para aperfeiçoar sua iniciação no bodyboard. Bater vigorosamente os pés irá ajudá-lo a ganhar velocidade e alcançar seu objetivo de forma mais eficaz. Treine sempre que possível e você verá como se tornará um especialista em pouco tempo. Mas se tiver dúvidas sobre o equipamento ou a técnica, consulte-nos e deixe-se aconselhar pelos especialistas da Mundo Surf.

Produtos que podríam te interesar:

Avaliação: 5.0. A partir de 1 voto.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *