Como dar forma a uma prancha de surf

Fazer uma prancha de surf começa com o shape do foam. Partindo de um foam para pranchas de surf, ou seja, um pedaço de espuma de poliuretano com uma lâmina de madeira, o objetivo é dar a esse foam a forma que queremos.

O primeiro passo é definir o tipo de outline: shortboard, fish, evolutiva etc., bem como as medidas da sua futura prancha: comprimento, largura e espessura da prancha que deseja fazer.

Depois de definidos esses parâmetros, você terá que fabricar um modelo usando um DM de 3 ou 4 mm de espessura.

Esse modelo vai permitir que você desenhe sobre o foam o outline da prancha, usando como eixo de simetria o stringer da prancha de maneira para ter uma simetria perfeita.

Depois, use uma serra tico-tico ou uma serra manual para recortar o foam nas medidas do outline.

Com papel de vidro, repasse o contorno para refinar o trabalho.

Com a plaina elétrica, rebaixe o foam para conseguir a espessura desejada, terminando o trabalho a mão com lixa de papel. Para isso, siga o rocker original do foam e observe bem a distribuição do volume. Este é o momento também de dar forma ao bottom da sua prancha de surf e definir se você quer que ela seja plana, com V, côncava, côncava dupla etc.

É uma tarefa complicada que revela os grandes shapers. Você pode medir a espessura da prancha cravando um pedaço de pau bem fino na ponta mais grossa do foam.

Existem ferramentas especiais para medir a espessura, mas elas são difíceis de conseguir; são reservadas para os shapers profissionais.

Falta dar forma aos cantos. Para isso, disponha a prancha no canto, rebaixando o foam desde o nose até o tail com a lixa de surfoam e papel de vidro. Alterne entre os cantos para obter um resultado simétrico.

Os cantos devem ter um ângulo do tail até as quilhas dianteiras, para serem depois redondos desde as quilhas dianteiras até o nose.

E como um vídeo vale mais que mil palavras, deixo para você um vídeo que explica passo a passo como fazer. Não se esqueça de marcar como “gostei” no YouTube e compartilhar este tutorial nas redes sociais. Deixo mais abaixo os botões para compartilhar no Facebook, Twitter e Google+. Isso seria uma ajuda e tanto!

Produtos recomendados para você:

 

Avaliação: 4.8. A partir de 4 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *