Como escolher a capa para sua prancha de surf

As pranchas de surfe costumam ser muito frágeis e protegê-las com uma capa é quase essencial. Mas existem vários tipos de capa de surf no mercado, e cada uma delas possui modelos e tamanhos declinados, o que pode complicar sua escolha. Neste artigo vamos explicar os diferentes critérios que você deve levar em consideração para estar correto na escolha de uma capa para sua prancha.

1. Pense no uso que você vai dar a ele

Se você vai transportar pouco a sua prancha, em viagens curtas, de carro, a pé ou de bicicleta, que só precisam de proteção contra o sol, então basta uma capa de surfe tipo meia. São capas que protegem apenas do sol, não protegem de golpes, pois são finas e apenas a ponta é acolchoada.

Se você vai rodar bastante com a sua prancha, ou simplesmente quer uma capa para o diario mas que proteja sua prancha de pancadas, então você precisa de uma capa de surf acolchoada, com 5mm de espuma. É o tipo de capa mais comum, pois protege sua prancha do sol e dos golpes. São confortáveis, geralmente possuem bolso para parafina, raspador ou barbatanas e alças de transporte.

Se vai fazer viagens longas, de bus ou de avião, onde as nossas pranchas sofrem mais, necessita de uma capa reforçada, acolchoada com 10mm de espuma. Estas capas de surf para viagens são fabricadas em versão simples, dupla ou tripla, para transportar uma ou mais pranchas de surf. Existem também com rodas, para se deslocarem facilmente no aeroporto ou na rua. São capas super robustas, que costumam ter vários bolsos para guardar seus acessórios, é a melhor para viajar.

2. Escolha o tamanho certo

Para as capas de meia, você deve escolher sua capa do mesmo comprimento da prancha, ou até mesmo uma polegada mais curta. O tecido dessas capas é elástico, então a prancha vai se encaixar bem mesmo com as aletas, mesmo que a capa tenha o mesmo comprimento da prancha.

Para as capas padrão de 5 mm, você deve escolher a capa do mesmo comprimento e até 3 polegadas mais longas do que o comprimento da sua prancha. Dessa forma, você garante que a prancha se encaixará corretamente.

Para capas de viagem, é preferível escolher a capa entre 2 e 6 polegadas mais comprida do que o comprimento da maior prancha que você vai transportar. Desta forma, você pode proteger a ponta e a cauda com um tecido de pano, uma tecido de neoprene ou qualquer outro objeto que dê proteção extra às extremidades da sua prancha.

3. Escolha o contorno apropriado.

O contorno das pranchas varia muito entre shortboard, fish ou evolutivas. O mesmo acontece com capas. Você deve escolher uma capa com um contorno o mais semelhante possível ao sua prancha.

Para capas acolchoadas, é muito importante levar em consideração a largura da prancha. As formas modernas de Fish e Hybrid estão ficando mais largas e às vezes não cabem em certas capas. Verifique na descrição e na ficha técnica da capa a largura máxima da capa. Verifique se ele é pelo menos 1 ” (2,54 cm) maior do que a largura da sua prancha.

4. Os pequenos detalhes que fazem a diferença

Bolsos internos, tecido, gusset, alça de ombro, rodas, acabamentos, marca e cores, podem fazer a diferença se você duvida entre dois modelos.

Temos um grande número de capas em estoque. Para facilitar a localização de um modelo adequado à sua prancha, recomendamos o uso de filtros. Você pode, assim, filtrar as capas por tamanho, contorno, capacidade, marca, etc …

Espero que este artigo tenha ficado claro para você, mas se não for o caso, assista a este vídeo onde explicamos tudo com imagens em movimento:


Produtos que poderiam te interesar:

Seja o primeiro a votar!
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *