Como escolher as medidas da sua prancha de surf?

A escolha das medidas da sua prancha de surf não é uma tarefa fácil, já que ela depende de muitos parâmetros: sua estatura, nível, idade, condição física e o tipo de ondas que você vai surfar.

As medidas das pranchas de surfe vêm em pés e em polegadas. Um pé são 12 polegadas e 1 polegada são 2,54 cm.

-A longitude:

A longitude é a distância da ponta da prancha (o nose) até o tail, o rabo da prancha. Quanto maior for a prancha de surfe, mais fácil é a remada e mais fácil é de passar series de onda.

Em ondas grandes, são usadas as pranchas mais longas, de mais de 7′, para largar logo sobre a onda e ter um melhor controle da prancha.

Ao contrário, nas ondas pequenas são usadas as pranchas de surfe tipo shortboard ou  pranchas de surfe fish, que se beneficiam de uma maior capacidade de manobra.  Os principiantes precisam de pranchas evolution ou pranchas minimalibu longas entre 6’8″ e 8′, para facilitar a remada e a  largada.

elegir las medidas de tu tabla de surf

Prancha de ondas grandes assinado Al Merrick

– A largura:

A largura de uma prancha de surf é medida de borda a borda.

Quanto mais larga é a prancha, mais estável ela é. Ao contrário, quanto mais estreita, mais velocidade e rendimento.

As pranchas de surfe largas flutuam melhor, são más estáveis, ideais para aprender a surfar e para surfar ondas de má qualidade.

As medidas da largura das pranchas de surfe oscilam entre 20-22″ para principiantes, enquanto que para surfistas avançados, a largura fica entre 17″ e 20″.

tabla de surf nsp hybrid

A NSP hybrid 6’0”, uma prancha larga e curta para ondas pequenas

– Espessura:

A espessura de uma prancha de surfe é medida entre o topo do deck e parte inferior do bottom, no ponto mais grosso da prancha.

A espessura de uma prancha de surfe influencia muito o desempenho geral. A espessura, bem como a distribuição da espessura ao longo da prancha, influencia a flutuabilidade da prancha e a sua facilidade de remar.

O ponto mais grosso de uma prancha de surf geralmente se encontra no meio da prancha e diminui à medida que nos aproximamos das extremidades.

Os iniciantes irão procurar pranchas grossas em todo o comprimento da prancha, de no mínimo 2 3/4 “a 3” para ter uma prancha estável e fácil de remar, enquanto os bons surfistas irão para pranchas mais finas, entre 2 “e 2 5 / 8 “para controle e manobrabilidade.

Produtos recomendados para você:

Avaliação: 4.1. A partir de 8 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *