Como fazer o `Take off´ ficar em pé sobre uma prancha de surf:

No surf, “Fazer o Take off” significa ficar em pé sobre uma prancha de surf, é a manobra que lhe permitirá descobrir a sensação de deslizamento. É a base do surf, a chave para pegar as primeiras ondas. Infelizmente não é nada fácil, embora possa parecer… Se os primeiros passos com uma prancha de softboard podem parecer fáceis, ao passar para uma prancha menor, mesmo que seja uma prancha evolutiva larga e volumosa, a coisa fica bem complicado.

Vamos explicar passo a passo como fazer um take off,  para que pelo menos você tenha uma ideia clara.

1. Identifique o momento em que você deve fazer o take off

Você consegue se levantar perfeitamente na prancha, se não o fizer na hora certa, é inútil. Tarde demais e você está na espuma, muito cedo e a onda continua sem você.

Ao ver uma onda, comece a remar para ganhar velocidade e se posicionar no lugar certo. O lugar certo é “o pico”, a área onde a onda sobe mais alto, mas antes de começar a quebrar. O pico pode estar sempre no mesmo local, como costuma ser o caso das ondas com fundo rochoso, ou mover-se a cada série de ondas, como costuma ser o caso nas ondas com fundo arenoso.

Quando você rema, mas percebe que a onda o está empurrando, é hora de decolar. Essa etapa é fundamental, você aprende passando muitas horas na água, conhecendo a praia onde está surfando, observando, testando, corrigindo, ajustando, aprendendo a ler o mar para saber qual onda é para você e como ajustar sua posição no pico, para se posicionar bem, respeitando a onda e respeitando os demais surfistas. E como cada dia é diferente, você tem que se ajustar a cada dia.

2. Levantar o peito

Lá entramos no que é o movimento em si. A primeira etapa consiste em levantar o peito, empurrando as bordas da prancha. Como vimos antes, você só deve fazer isso assim que perceber que a onda está empurrando você. O momento em que você inicia o movimento é fundamental.

É muito importante que você posicione seu corpo de forma equilibrada sobre a prancha. Muito atrás, você não avança, o Tail está muito afundada, quando você for remar uma onda verá como ela não te carrega. Muito à frente, a ponta da prancha cava na onda e você cai.

3. Coloque o pé da frente na prancha

A segunda etapa consiste em avançar o pé da frente e posicioná-lo no eixo longitudinal da prancha. Você deve realizar este movimento sem apoiar nenhum dos joelhos na prancha. Este é o erro mais comum cometido por iniciantes. Se você colocar o joelho, além de amassar a prancha, não conseguirá se levantar com facilidade e rapidez.

4. Levante-se na prancha

Neste último estágio, você vai empurrar com força a perna da frente para se levantar completamente, colocando o pé de trás e se equilibrando com os braços. Seus braços devem estar à frente e elevados na altura dos ombros. Isso é essencial, pois contribui para que o peso do seu corpo se mova para a frente, sobre na perna da frente.

Para poder surfar e fazer o take off, você precisa de um mínimo de condicionamento físico. Não se preocupe, você não precisa passar horas na academia. Você verá crianças e surfistas com mais de 60 anos, tanto mulheres quanto homens. O que você precisa é de condicionamento fisico e equilíbrio, e isso é trabalhado, antes de entrar na água.

Você pode praticar o take off em casa, não precisa de água nem prancha. Você não deve entrar na água sem dominar o take off no tapete. Pegue um tapete e marque uma linha de simetria com algo, fita adesiva, por exemplo. Treine-se para decolar, certificando-se de que seus pés fiquem no eixo de simetria da “prancha virtual” e que seus joelhos nunca toquem o chao.

Mesmo que você tenha um bom nível de surf, é um exercício muito útil para ficar em forma, principalmente se você parar de surfar por alguns meses.

Espero que este artigo esteja claro, e se ainda tiver dúvidas assista a este vídeo onde explicamos tudo em imagens.

Produtos que podríam te interesar:

Avaliação: 5.0. A partir de 1 voto.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *