Como consertar o Tail da prancha de surf

O tail da sua prancha de surf é uma de suas áreas mais fracas, ela sofre golpes e batidas com muita frequência, tanto do chão como do roçar do leash. É por isso que vamos explicar como você mesmo pode consertar o tail e como fazê-lo corretamente.

1. Prepare a área para consertar.

Você deve eliminar todos os pedaços de fibra de vidro soltos do foam. Com uma faca ou um cortador, recorte todos os pedaços de fibra e de foam arranhados ou soltos, todos os rastros de areia, de forma que a prancha fique limpa e seca também.

2. Reconstrua o Tail

Agora você vai reconstruir o Tail, para voltar a dar a ela sua forma original. Para isso, faça um molde, uma espécie de moldura de sustentação ao redor da calda, onde você vai logo colocar uma mistura de resina com microesferas de vidro.

Pode usar uma radiografia para fazer o molde, mantendo as partes da radiografia debaixo da prancha e ao redor da cauda com fita adesiva. Depois, prepare uma mistura de resina (de poliéster ou de epoxi segundo a feitura da sua prancha) com microesferas de vidro e catalisador PMEK. As micro esferas de vidro fazem com que a resina faça volume, mas sem ganhar peso. São ideais para consertar qualquer tipo de golpes profundos na sua prancha. Encha a armação com essa mistura, deixe endurecer e retire o molde.

Você vai ver como as áreas de contato com a radiografía saem perfeitamente lisas e brilhantes, mas mesmo assim, é preciso lixar a área com lixa de 80, para que tudo fique perfeitamente uniforme e rugosa.

3. Reforce o Tail com fibra de vidro

Se as micro esferas de vidro e a resina são perfeitas para preencher e reconstruir  uma parte profunda de sua prancha de surfe, não são suficientemente robustas, e em uma área tão delicada e exigida como a calda, é preciso colocar uma parte de fibra de vidro, que vai dar a solidez necessária.

Recorte uma parte de fibra de vidro de 4 ou 6Oz de maneira que cole toda a parte da cola que vai ser restaurada. A parte deve segurar tanto o deck como a base da prancha. Passe primeiro uma mistura de resina e de catalisador, deixe endurecer, e aplique depois uma mistura de resina de poliéster com estireno parafinado e catalisador PMEC se sua prancha for de poliéster, ou de resina epoxi com seu catalisador se sua prancha for de epoxi. Esta última capa, chamada de gel coat ou hot coat pelos shapers, permite igualar a superfície, e faz com que se possa lixar a resina.

4. Lixe o Tail

Lixe a área começando com uma lixa grossa de um grão 80, até conseguir uma superfície totalmente lisa, sem irregularidades. Quando você conseguir isso, e para que a área restaurada tenha o mesmo aspecto  que o resto da prancha, lixe com uma lixa cada vez mais fina. Depois do grão 80, pode passar sucessivamente a lixa de 120, 180, 240, 360 e 500, até conseguir um acabamento liso e sem brilho.

Saber consertar você mesmo a sua prancha não é somente uma economia econômica, isso é principalmente uma tranquilidade. A tranquilidade de que o tempo do conserto depende exclusivamente de você, e que você não vai perder nenhum mergulho por não ter sua prancha preparada. E se não ficou total esclarecido, veja este vídeo tutorial preparado por nós:

Produtos recomendados para você:

Avaliação: 5.0. A partir de 1 voto.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *