Como escolher um fato de neoprene para surf e bodyboard (5 critérios para acertar)

Escolher um fato de neopreno para surfe ou bodyboard  não é uma tarefa fácil, mas é muito importante para que você se sinta confortável na água e não fique com frio para que possa surfar por mais tempo. Nesta guia, vamos explicar passo a passo os 5 critérios que você deve ter em conta ao escolher uma fato de neoprene adaptado para as suas necessidades.

1. Escolha o tipo e a espessura do fato.

De acordo com a temperatura da água onde você surfa, pode escolher entre uma fato integral de mangas e pernas compridas, um fato de mangas curtas ou um fato de neoprene tipo shorty, de mangas e pernas curtas, ou talvez de pernas curtas e mangas compridas.

As fato de neoprene Steamer (braços e pernas compridas) são feitas geralmente em 5/4mm, 4/3 mm e 3/2 mm. Na Espanha, as de 5/4 mm são pouco usadas, é mais usada é a de 4/3mm para o inverno, e a de 3/2mm para o outono e a primavera, ou até mesmo para o ano todo no Sul da península e para os que sentem menos frio.

elegir traje de neopreno

Os fatos de magas curtas e pernas compridas são ideais para surfistas que procuram o máximo de conforto em águas temperadas. Normalmente são de 2mm, para oferecer máxima flexibilidade, dando uma proteção térmica suficiente para águas de mais de 20 graus. São roupas muito usadas pelos surfistas de bom nível, pela relação flexibilidade/conforto necessária e pelo clima favorável de toda a costa Norte da Espanha no verão.

Os fatos de neoprene shorty são ideais para o verão ou para as Ilhas Canárias e Baleares. Com pernas curtas, e mangas curtas ou compridas, são extremamente confortáveis e flexíveis. Costumam ser fabricadas com neoprene de 2mm de espessura.

Dependendo da área onde você mora, da época do ano que você surfa, e da frequência com que você pratica o esporte, escolha um ou dois modelos de roupa.

2. O tipo de ziper

As roupas de neoprene para surfe e bodyboard agora são feitas com três tipos de fechamento:

Zíper traseiro (ou Back Zip): o zíper ocupa todo comprimento das suas costas, a roupa é  muito fácil de colocar.

Zíper dianteiro (Front Zip ou Chest Zip): o zíper está localizado na altura do peito, para evitar infiltrações de água e para alcançar uma melhor flexibilidade.

Sem zíper (Zip Free): os avanços nos tecidos de neoprene, que são cada vez mais flexíveis, permitiram desenhar roupas de neoprene sem zíper para alcançar uma máxima flexibilidade. Normalmente são roupas de alta tecnologia, que requerem o uso de um neoprene muito flexível.

wetsuits chest zip

Chest Zip VS Back Zip

A escolha do tipo de fechamento vai depender muito do seu orçamento. É indiscutível que o zíper dianteiro traz mais conforto do que o traseiro, mas ele também é muito mais caro.

3. Os materiais utilizados

No surfe e no bodyboard, o que se espera de um fato é que ela seja flexível e que forneça calor, e se além disso é robusta, ainda melhor.

O conforto de um fato de neoprene depende em grande parte da qualidade do neopreno utilizado na sua fabricação. Seja no surfe ou no bodyboard, procuramos a maior flexibilidade possível, para nos sentirmos como se estivéssemos de calção ou biquíni e termos a maior liberdade possível de movimento. Veja bem se  o fato usa um neoprene superstrech, e qual a porcentagem de neoprene usada nela.

Também buscamos que uma roupa de neoprene que nos dê calor para prolongar os nossos dias de surfe no inverno. Os fabricantes têm feito grandes progressos nos últimos anos, com tecidos técnicos que refletem o calor gerado pelo nosso corpo. Veja com atenção as características do fato de neoprene quanto a sua proteção térmica.

Infelizmente, os fatos de neoprene mais flexíveis costumam ser também os mais frágeis. Uma fato de alta tecnologia com 100% de neoprene superstrech é muito mais confortável e mais quente do que uma roupa de tecnologia mediana, mas dura menos tempo, vai depender de como você cuida dela.

4. A Construção

A construção de um fato de neoprene também é um parâmetro super importante.

Ela afeta a flexibilidade do fato, em função do número de painéis utilizados e de como eles são desenhados. A tendência é reduzir o número de peças de neoprene constituídas no fato.

Outro aspecto importante é o selado. O selado das costuras impede que a água se infiltre pelas costuras, ela também fortalece as costuras. O selado é usado nas roupas e alta e mediana tecnologia, mas não em todas as costuras.

Selado das costuras

O selado pode ser realizada por um neoprene líquido, ou por tiras coladas de neoprene. Isso pode ser feito por dentro ou por fora do fato.

5. O tamanho

É essencial escolher o tamanho certo, já que a melhor roupa de neoprene do mercado se torna inútil se ela for grande demais. A roupa deve estar totalmente colada no seu corpo, sem bolsas de ar, sem rugas. Salvo que você tenha uma corpulência pouco comum, é possível confiar nas tabelas de tamanho indicadas pelos fabricantes.

Esperamos que com esses conselhos, seja mais fácil pra você escolher seu fato de neoprene, mas como um bom vídeo vale mais do que 1000 palavras, disponibilizamos aqui um vídeo onde explicamos esses conceitos com imagens. Se ele for útil pra você, dê um Curtir no YouTube e compartilhe-o nas redes!

 

Avaliação: 3.9. A partir de 11 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *