Segurança no mar: Identifique uma corrente de ressaca.

Alguma vez ouviste falar sobre as correntes de ressaca? Se és um surfista experiente, certamente conheces bem este termo. Se ainda estás a iniciar-te, saber o que é uma corrente de ressaca é um conceito básico que garantirá a tua segurança no mar.

Por isso, a partir do Mundo Surf, vamos esclarecer-te o que é este termo e como podes lidar com uma corrente deste tipo.

Começamos!

Sabes o que é e como reconhecer uma corrente de ressaca?

Em poucas palavras, uma corrente de ressaca é uma corrente de água que retrocede da costa da praia em direção ao mar aberto.

 

corriente de resaca

 

Geralmente, as correntes de ressaca formam-se na superfície do mar em áreas onde a água não cobre muito, entre dois bancos de areia.

A origem destas correntes deve-se à quebra irregular das ondas na praia, que formam bancos de areia, com zonas mais profundas entre dois bancos. Para que a água seja evacuada e circule de forma fluida, são geradas correntes em forma de gancho.

As correntes de ressaca são bastante estreitas e, como acabamos de mencionar, o seu movimento é muito rápido, podendo ser mortais.

E neste ponto, perguntarás como posso identificar uma corrente de ressaca para que não me afete quando estiver a surfar? Primeiro, observa o mar e a praia antes de entrar na água. Não confies nas áreas da praia onde vejas uma costa tranquila, com pouco movimento de ondas, pois pode ter probabilidade de formar uma corrente de ressaca.

Além disso, outra dica para localizar uma corrente de maré é observar que, após uma costa tranquila, está a formar-se uma espécie de rio ou sulco de corrente que se estende desde a costa em direção ao mar profundo. Na verdade, este “sulco” pode até ter uma cor diferente da água do resto do mar.

Depois, fala com surfistas locais ou salva-vidas. Cada praia é diferente, os locais são os que melhor podem informar-te sobre as especificidades desta praia.

Outra dica que devemos dar é que verifiques a previsão da maré antes de ir surfar. Procura informações sobre a maré da zona onde vais surfar e lê se é uma área propensa a este tipo de correntes. Desta forma, podes antecipar os movimentos da água. Se a maré estiver baixa, observando a forma da praia, podes ter uma ideia se pode haver uma corrente de ressaca em alguma área.

corriente de retorno

Dicas para sair ileso de uma corrente de ressaca

Agora que você já sabe o que é e como identificar uma corrente de ressaca, vamos contar o que fazer para sair dela se você se ver envolvido nesse tipo de corrente.

Se você se encontrar preso na corrente, mantenha a calma. Sabemos que isso pode parecer difícil de fazer, mas lembre-se de que sua calma evitará que você faça algum movimento do qual possa se arrepender ou gaste mal sua energia. Além disso, é fundamental que você não solte sua prancha de surfe, com ela você rema muito mais rápido e se cansa muito menos. E sua prancha permite que você descanse se estiver ficando sem energia.

Por outro lado, nunca nade em direção à praia de frente para a corrente, nadando nessa direção você só se cansará, e a corrente pode prendê-lo ainda mais e arrastá-lo para o mar. O ideal é que você nade para o lado, para se afastar da zona da corrente, para depois remar em direção à praia, com a corrente a seu favor.

corriente de resaca

E qual é a diferença entre uma corrente de ressaca e uma corrente de retorno?

A corrente de ressaca e de retorno se referem à mesma corrente que explicamos anteriormente, portanto, se você ler previsões de correntes de ressaca ou de retorno na área em que você surfa ou planeja surfar, tenha cuidado e siga todos os nossos conselhos!

As correntes de ressaca são especialmente perigosas para os banhistas. Os surfistas, por terem uma prancha de surf, se movem com muito mais facilidade na água. É por isso que geralmente são os surfistas que vêm ajudar os banhistas.

Além de todas as dicas que fornecemos, também recomendamos que você verifique o estado do equipamento que vai usar para surfar. Ter uma boa prancha de surf, um bom traje de mergulho, quilhas de surf e uma cordinha de surf em bom estado é essencial para poder praticar esse esporte com segurança.

Se você precisar renovar algum desses materiais ou até mesmo o seu grip de surf, você encontrará uma grande variedade de modelos em nossa loja de surf online. E se tiver dúvidas, pode perguntar à nossa equipe sem compromisso, e nós o aconselharemos e responderemos a todas as suas perguntas. Lembre-se de que estamos aqui para ajudar!”

Produtos que podríam te interesar:

><
Avaliação: 5.0. A partir de 3 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *