DIFERENÇAS ENTRE ONDAS PARA BODYBOARD E ONDAS PARA SURF

Embora existam grandes diferenças entre o surf e o bodyboard, eles sempre andaram de mãos dadas, com a rivalidade, as lutas pelas ondas e pelas praias. Mas no final, eles sempre viveram juntos em harmonia.

A verdade é que o surf está em nossas praias á muito mais tempo, e bodyboard não teria nascido se não fosse por uma prancha quebrada.

Mesmo assim, você sempre vai encontrar rivalidade e disputas para ver qual é o melhor esporte e qual se atreve com as melhores ondas.

Com uma prancha de surf podes apanhar ondas muito mais rápido que o bodyboard, mas ao mesmo tempo o bodyboard consegue saltar em ondas mais rápidas e mais vazias do que uma prancha , pelo simples facto de já estares deitado e é hora de você economiza para a decolagem. Os surfistas sempre procuram depreciar (com um tom bem humorado) que o bodyboard agarra este tipo de ondas porque estão deitados e não ficam em pé. Pelo contrário, os bodyboarders orgulham-se de que quando o mar está muito forte e difícil e as ondas são as mais difíceis de descer, são eles que vão para a água. Embora os surfistas mais experientes e ávidos possam ser vistos nas ondas “para Bodyboarders”.

O surf costuma demorar muito mais anos de prática para pegar ondas radicais, devido à dificuldade de ficar em pé no lugar certo em milissegundos para um Take off correta (em pé na prancha)

Por outro lado, para um bodyboard desfrutar dessas ondas duras e de ataque cardíaco, precisa de menos tempo para evoluir, embora exija muito coragem.

Vamos por partes:

Para começar, diremos que onda é aquela que se cria na superfície do oceano produzida pelo vento em tormentas … Pode viajar centenas de quilômetros, onde crescem devido ao atrito até chegar à costa onde eles colidem com o fundo e se quebram, criando nossa paixão.

 

Ondas para o surf:

Do meu ponto de vista um surfista normalmente prefere ondas mais longas do que um bodyboard, com uma boa parede e várias secções para bombar, correr, mandar voltas para o lábio … Resumindo, encontrar a combinação perfeita de manobras. Porém, à medida que sobem de nível, procuram ondas e tubos mais explosivos para encontrar o seu limite, sem perder de vista a linha da onda e uma boa curva.

As ondas são de vários tipos: 

Podem ser ondas de areia típicas de praias cheias de gente de todos os níveis, onde cada um pega qualquer onda para se divertir. Geralmente são os banhos do dia a dia que dá para tirar a vontade de pegar ondas, embora não sejam as que vc esta procurando.

Você também pode procurar aquela onda infinita a mais nao poder. Para muitos surfistas essas são as favoritas, porque conseguem surfar até não sentir as pernas! Existem todos os tipos, mas geralmente são com seções de manobra lentas que se tornam rápidas e tubos e vice-versa.

Para pessoas com um nível mais avançado existem aquelas onde a manobra estrela é surfar o tubo do dia!

O surf de ondas grandes é muito popular na mídia, mas ainda é uma prática muito incomum, menos de 0,01% da população de surfistas o pratica. Mas para as pessoas normais, que não surfam nem bodyboard ? é uma vitrine do esporte. Requer pranchas muito longas, para ter controle e velocidade. Ondas como Jaws no Havaí, Nazaré em Portugal ou Belhara na França oferecem imagens espetaculares a cada inverno.

E, finalmente, existem aqueles que estão sem um neurônio e alucinam com ondas mutantes em recifes assassinos onde o fracasso não é permitido.

Embora normalmente essas ondas sejam pegadas com um jet ski, já que com o remo você não atinge a velocidade necessária para poder fazer uma decolagem segura em direção à parede.

 

Ondas para bodyboard: 

Ao contrário do surf, o bodyboard é um esporte que precisa de ondas mais fortes para aproveitar bem o dia e se divertir. Embora existam todos os tipos e níveis, um bom Bodyboarder costuma procurar a onda que seja melhor para a manobra procurada, seja na praia, com o tubo mais quadrado e seco possível, ou um bom trecho para correr e voar como um pássaro solto . A vantagem do bodyboard é que por ser arrastado como alguns surfistas nos chamam (embora se amem) é que podem descer ondas mais secas e rápidas ao arrebentar, pois já ganharam tempo para fazer o Take off.

Neste esporte também existem os dias só pra brincar. Não é o ideal, pois geralmente não são ondas muito fortes (sempre há exceções). São ondas de praias arenosas onde normalmente se pratica o surf, a menos que haja um pico que melhore as condições para esta prática.

 

Outro tipo de onda na praia de areia que tende a se divertir muito são as famosas Wedges, são ondas que vão umas contra as outras, ou que se juntam para formar um triângulo com uma boa rampa para usar a imaginação!

Ondas de pedra ou recifes

Entre as ondas de pedra encontram-se aquelas que são curtas com uma descida bastante técnica onde, se tiver sucesso, um bom tubo o espera. No momento eles têm uma vantagem sobre o surf porque além de ficarem deitados ganham maior aceleração graças aos pés de pato.

Outros estão com uma descida um pouco mais simples com uma parede em forma de cotovelo ou triângulo, que servem para fazer a onda e subir até o lábio para voar. Isso se deve ao formato do fundo de pedra, que faz com que a onda quebre em formato circular ou triangular.

Aqui, a forma da onda circular é muito bem apreciada graças ao fundo

Se no Surf poucas pessoas praticam ondas grandes xxl, no bodyboard é muito mais difícil de ver, não é por coragem. É simplesmente devido ao fato de que não leva a velocidade necessária para não ser engolido pela montanha de água. Embora haja exceções, como o rei do esporte Mike Stewart com seus bodyboard Science.

Ondas híbridas!

Existem outras ondas de classe mundial que podem divertir surfistas e bodyboarders. Do meu ponto de vista, podem ser Pipeline no Havaí, Teahupoo no Taiti, Hidden Port no México e outros tipos de ondas.

Teahupoo

Puerto escondido

Pipeline

Com certeza todos têm sua opinião e gosto por cada onda e esporte, mas essa é a nossa visão e o que temos visto ao longo dos anos! Se você acha que está faltando uma vaga ou quer dar a sua opinião, sabe, não hesite em fazê-lo e escreva para nós abaixo.

E apelamos à irmandade de surfistas e bodyboarders para nunca mais quebrar! Há espaço para todos (quase …) na água.  

Produtos que podríam te interesar:

><

Summary
Avaliação: 4.6. A partir de 33 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *