COMO ESCOLHER UM GRIP PARA A SUA PRANCHA DE SURF

Avaliação: 3.2. A partir de 5 votos.
Please wait...

O grip de surf é o pedaço de espuma que adere ao Tail da sua prancha de surf, e neste artigo iremos explicar como escolher. A principal função do Pad de surf é proporcionar uma melhor aderência ao pé, limitando o uso de parafina. Para surfistas iniciantes, também é muito útil saber se eles colocam o pé de trás na área certa da prancha. O grip gruda na prancha, é autoadesivo, é aplicado de uma só vez e não pode ser retirado posteriormente.

Mas se entrar na secção de aderência de surf da nossa loja online, encontrará centenas de modelos de pads de surf, cada um com as suas características técnicas e design. Para que você possa escolher sua Grip sabendo o que compra e entendendo, vamos explicar aqui os principais critérios a ter em conta.

1. O número de peças

Os grips de surf podem ser de uma única peça, ou 2, 3, 4 e até 5 peças. Os punhos de surf inteiros são para pranchas de surf tipo shortboard, pranchas com Tail relativamente estreita.

A troca, os Grip de surf de várias peças são compostos por diferentes peças. Eles têm a grande vantagem de poderem se ajustar ao Tail da prancha. Você pode abrir mais ou menos as peças, deixar mais ou menos espaço entre cada peça, e orientar as peças ao seu gosto. Os Grips de surf multi-peças são perfeitas para todos os outros tipos de pranchas: fish, híbrida, evolutiva, onde a forma do tail pode variar muito dependendo do modelo. 

2. O Kick tail

A Kick Tail é a parte traseira do Grip, mais alto que o resto do Grip. É como um salto de espuma, que permite travar o pé de trás. Ele permite que você dê um empurrão forte no Tail da prancha, para Cut Back poderosos e certas manobras. É ideal para surfistas de nível avançado. A espessura pode variar, de cerca de 12 mm a cerca de 25 mm. Realmente é difícil dizer que existe uma espessura ideal, é uma questão de gosto

Se a grande maioria dos pads de surfe tem kick tail, alguns são achatados e não possuem kick tail. Este é geralmente o caso dos Grip projetadas para pranchas retrô, onde a aderência não é muito procurada, mas para manter uma boa sensação com a prancha.

3. O Arch Bar

O Arch Bar é a parte central do Pad, maior do que o resto. Sua espessura pode variar de 5 mm a 12 mm de espessura. Quanto mais alto, mais aderência você obtém, mais você pode empurrar o pé traseiro nas manobras. Mas você também perde o contato com a prancha, tendo um pedaço de espuma mais grosso entre seu pé e a prancha.

Já no Kick Tail, alguns Pads não possuem Arch Bar, para melhor toque com a prancha.

 

Quanto mais nível você tem e quanto mais radical o seu surf é, quanto mais você estiver interessado em ter um Arch Bar pronunciado. Ao contrário, nas pranchas retrô, ou se você não tiver tanto nivel, também está interessado em ter tato com a prancha, para não perder a sensibilidade com ela. Você pode estar interessado em ter uma Arch Bar não muito pronunciada ou em não ter uma Arch Bar

4. A superfície do Grip

A superfície do Grip pode ser na forma de diamante, quadrados, ranhuras, perfuradas, etc … Existe uma grande diversidade de textura e design. A textura visa proporcionar aderência, enquanto as ranhuras e perfurações visam reduzir o peso do Grip.

Lá você pode ver a diferença entre os Grips de surf baratos e os de surf de ponta. Realmente influye sim, é bastante perceptível como a qualidade dos materiais e designs tem influencia a aderência e o conforto do Grip.

5. Cores e design

Último critério desta guia, mas em muitos casos é o primeiro critério de escolha. É que muitos de nós somos assim, gostamos de combinar a cor do Pad com o Leash e as quilhas, ou gostamos de adicionar um toque de cor na nossa prancha … E com a variedade de Pads que temos na loja online, você vai ficar entediado de olhar para a tanta quantidade de Pads.

Se 99% dos grips são projetados para o pé traseiro, ultimamente estamos vendo o retorno da moda dos grips de surf para o pé dianteiro. São Grips planos e muito finos, projetados para que você possa eliminar totalmente o uso de parafina na sua prancha. No final das contas, assim como o Grip traseiro, é uma questão de gosto.

Outra pergunta que os iniciantes nos fazem muito é se eles deveriam colocar um Grip na prancha de surf evolutiva. Um iniciante não precisa de tanta pegada, então pode parecer um extra desnecessário usar um Grip. Mas os iniciantes sempre cometem o mesmo erro, que é colocar o pé de trás longe demais na prancha. O pé traseiro deve ser posicionado nas quilhas, caso contrário a prancha não gira. A aderência é ótima para ajudar a corrigir essa falha. Como o Grip é colocado logo acima das quilhas, ela fornece uma referência de onde posicionar seu pé traseiro. Quando você tiver feito a decolagem, ou seja, você subiu na prancha, se não sentir a pegada sob o pé de trás, você já sabe que tem que corrigir sua posição.

Dada a imensa diversidade de Grips que oferecemos em nossa loja online, e para facilitar a escolha, todos os Grips podem ser encomendados por número de peça, espessura do arco, espessura do kick tail, cor, marca, preço. Para isso basta utilizar os filtros, definir os seus critérios de pesquisa e a web irá mostrar-lhe apenas os pads que correspondem ao que procura.

Espero que este artigo tenha sido claro para você e, caso não tenha sido o caso, preparamos um vídeo onde explicamos tudo em detalhes novamente:


Produtos que poderíam te interesar:

><

Avaliação: 3.2. A partir de 5 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *